quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Relatório descritivo - Educação Infantil

Final de mais um trimestre chegando e para reunião de pais, relatórios descritivos prontos!!

Segue abaixo um modelo de relatório da educação infantil, para o 2º trimestre..


Você continua uma criança alegre e feliz, bem adaptado a rotina, respeitando regras e combinados. Socializa bem com a turma e aprendeu a compartilhar objetos e brinquedos. Quando contrariado ainda reage ensaiando choro, porém, não mais se joga no chão. Observo que você superou a insegurança e agora não se sente mais desconfortado quando seus amigos mais próximos não comparecem a aula. Na rodinha, agora você participa, sem timidez, contado suas vivências, gostos e predileções, adorei. Observo que além do jacaré verde, você gosta muito dos dinossauros de brinquedos e dos animais da fazenda que temos na sala. Por vezes emite os sons que fazem estes animais. É fácil perceber sua animação no parquinho, pois, você adora brincadeiras com bastante ação e ainda gosta de brincar de monstro para assustar os colegas. Você continua realizando as atividades com capricho. Escreve o seu nome com o auxílio da ficha e reconhece algumas letras do mesmo. Amei sua participação na nossa festa junina, você deu um show. Você continua preferindo colorir suas atividades com cores escuras. Experimente utilizar as outras cores também e verá que belo colorido ficará. É muito prazeroso participar da construção e ver seu aprendizado. A cada dia vejo como seus conhecimentos de mundo vão crescendo e sua percepção vai aumentando. Sua constante alegria e a maneira como explora o novo fazem de você uma criança cheia de vida e energia.


(by Professora Ludmilla)

sábado, 27 de agosto de 2011

Dica para os pais*

Meu filho não é como eu gostaria que fosse!!


Trechos extraídos do livro: Seja feliz meu filho, de Içami Tiba
Introdução – p.15 a 17 e capítulo 9 p.179 e 180

Diz um ditado que durante a vida o homem deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Mas um desses objetivos jamais pode ser alcançado sozinho: o filho. Ele nunca é um objeto pessoal. Vai ser sempre uma produção do casal. A natureza fez a vida de uma maneira muito sábia, porque são necessárias sempre duas pessoas para formar uma criança.

A criança não nasce psicologicamente pronta. Embora traga nos genes heranças das famílias paterna e materna, ela precisa do afeto e do carinho dos pais para se desenvolver.

Agosto/Setembro: Trabalhando Ética e Cidadania

De 15/08/2011 a 17/09/2011 trabalharemos o projeto “Ética e cidadania: construindo valores na escola e na comunidade”.

Dentro deste projeto, trabalharei com meus alunos o seguinte tema: "Identidade: auto-estima e higiene".

Segue abaixo algumas dicas para o desenvolvimento do tema:


     1. Direitos das crianças:

Objetivo: Levar o aluno a conhecer os direitos e deveres das crianças de forma lúdica.
- Texto de Ruth Rocha “Os Direitos das Crianças”;
- Cartaz coletivo sobre os 10 princípios dos direitos das crianças;
- Música “Direito da Criança” (Mara Maravilha) e “Deveres e Direitos” (Toquinho).



2. Trabalhando as diferenças:

Objetivo: Levar ao aluno à valorização do ser humano, ajudando-o na reflexão, quanto às semelhanças, diferenças étnicas e sociais e relações familiares.  
- Livro de Ana Maria Machado “Menina Bonita do Laço de Fita”;
*Desenho/confecção da personagem do livro, atividade com espelho (Diferenças de cada um), cartaz coletivo “Viva as diferenças” com a foto dos alunos e corpo desenhados por eles, lanche coletivo (partilha).
- Livro de Todd Parr “Tudo bem ser diferente”.










3. Boas Maneiras:

Objetivo: Estimular os alunos a praticarem as boas maneiras e palavras mágicas cotidianamente reconhecendo-a como valor necessário para a harmonia na sociedade, refletindo e construindo o conceito de Convivência Social.
- Livro de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen “O mundinho de boas atitudes”;
- Painel com “Palavras Mágicas”;
- Painel dos sentimentos.

4. Higiene:

Objetivo: Incentivar a formação de hábitos de higiene, valorizando os cuidados com o corpo e com a aparência.
- Atividades com rótulos de produtos de higiene; Móbile com embalagens de produtos de higiene; Confecção de porta retrato com a foto da criança, colocando em prática os hábitos de higiene que aprendeu; Um “Dia de Beleza” na escola.
- Músicas: “O sapo não lava o pé”, “Chuveiro, chuveiro” (Patati e Patatá) e “Ratinho tomando banho” (Hélio Ziskind).   



(by Professora Ludmilla)

Pra início de conversa!!

Conheça um pouco desta magia!!

Desde 1996 com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a educação infantil passou a integrar a Educação Básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio. Segundo a LDB em seu artigo 29:
A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

De acordo com a Lei, a educação infantil deve ser oferecida em creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5anos. Porém ela não é obrigatória. Dessa forma, a implantação de Centros de Educação Infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios.

Diferente dos demais níveis da educação, a educação infantil não tem currículo formal. Desde 1998 segue o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, um documento equivalente aos Parâmetros Curriculares Nacionais que embasa os demais segmentos da educação Básica.

Segundo os Referenciais, o papel da educação infantil é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.
Não cabe à educação infantil alfabetizar a criança. Nessa fase ela não tem maturidade neural para isso, salvo os casos em que a alfabetização é espontânea.

Segundo os Referenciais, devem ser trabalhados os seguintes eixos com as crianças: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

O objetivo é o de desenvolver algumas capacidades, como: ampliar relações sociais na interação com outras crianças e adultos, conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas, utilizar diferentes linguagens para se comunicar, entre outros.
Alguns aspectos previstos nos Referenciais para adequar as escolas de educação infantil às necessidades das crianças são desconhecidos da maioria dos pais, tais como: As escolas devem ter duas cozinhas, uma para as crianças de 0 a 3 anos e outra para crianças de 4 e 5 anos, o espaço físico deve ser de 2 m² por criança em sala, e inclusive deve ter fraldário e lactário independentes da sala de aula.

A ênfase da educação infantil é ESTIMULAR as diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso, é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar.


(by infoescola.com)